quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Qual o melhor Motor para Esteira Elétrica Profissional ?



Como saber qual esteira tem o motor que pode ser considerado profissional? E qual motor é melhor AC (corrente alternada) ou DC (corrente continua)?

Para efetuar a compra correta e evitar dores de cabeça, a primeira coisa que deve ter em mente é que esteiras são equipamentos que sofrem o peso de uma pessoa em uso, devem ter motores fortes para fazer isto.

Antes de Avaliar os Motores

Iremos colocar alguns parâmetros para a nossa avaliação.

Quanto ao uso do equipamento, vamos estipular o mínimo de 4 horas contínuas se desligar a esteira.

Quanto ao usuário, iremos usar a media de corrida máxima de 16km/h e 120kg de peso máximo.

Outro detalhe é somente iremos falar em HP real, não HP de pico, esteira podem ter 4, 5 ou 6 ou 7 HP Max, mas é de pico não é real, vamos usar sempre o que é real para medir o HP.

Motor de Corrente Alternada AC

Para suportar o uso por 4 horas, o ideal seria um motor de 2HP AC real, o motor de 1,5HP AC pode suportar mas sugerimos sempre 2HP AC como mínimo, a velocidade pode ser de 20km/h mas prefira as esteiras que afirmam ter 16km/h ou 18km/h como máximo, isto porque a fabrica pode aumentar a velocidade na placa de controle, e isto pode diminuir a durabilidade ou até queimar a placa, as novas placas podem ser reguladas com um botão, quando encontramos esteiras com este problema abaixamos a velocidade na placa para consertar o que a fabrica vendeu errado para o cliente. Acima de 18km são esteiras de 3HP AC é muito mais potente e pode chegar até 25km/h , seria um plus do básico, e acima 4HP AC ou 5HP AC seria “over plus” adequado para pessoas muito pesadas acima de 150kg ou para justificar um empreendimento de alto padrão, ninguém quer comprar um BMW e ter um toca fitas ruim dentro do carro....

Motor de Corrente Contínua DC

Para suportar 4 horas o ideal é 3HP real com amperagem de 15 ou mais, o motor de corrente contínua esquenta muito mais que o de corrente alternada, muitos produtos tem motor de 3HP DC, entretanto só compre com certeza sobre a amperagem, baixa amperagem vai causar problemas que podem queimar placa e motor. Para motores mais potentes vá direto para motores de corrente alternada, 4HP DC ou 5HP DC são fracos perto de um motor de 3HP AC.

Ou seja a equivalência seria assim :

2HP AC = semelhante 3HP DC com alta amperagem

3HP AC = semelhante 4HP ou 5HP DC com alta amperagem

Agora é com você boa escolha ! 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como escolher esteira para condominio ?




Um motorista que não tem cuidado com seu carro acaba com ele na oficina, para manter um carro em perfeito estado precisa: trocar o óleo, verificar a água, calibrar o pneu, lavar e aspirar o pó, apenas colocar gasolina vai acabar com o carro, nas esteiras acontece o mesmo. Sem manutenção os produtos irão quebrar. 

As falhas na limpeza & lubrificação podem ser ocasionadas por vários fatores:

- a troca de funcionários treinados para manutenção do fitness

- descuido dos usuários e funcionários do condomínio

- ou a falta de vontade de fazer bem feito, má limpeza & lubrificação é igual a nenhuma.

São fatores independentes do síndico, zelador ou administrador do condomínio.

Antes de escolher a sua esteira analise o perfil da equipe do condomínio, se há muita troca de funcionários, se há real capacidade e vontade de aprender a fazer manutenção, se há moradores com requerimentos especiais, exemplo, se tem um morador(a) muito pesado acima de 120 quilos, ou se há algum atleta maratonista, toda esta informação em conjunto é que irá determinar qual produto o seu condomínio precisa. 

Manutenção do Condomínio

O índice médio de problemas nos bons equipamentos é de 3%, entretanto onde não há manutenção correta o índice pode chegar a 100% de problemas.

Podemos afirmar, o que determina qual modelo de esteira ideal para um condomínio sem casos especiais, é a manutenção do condomínio que vai ser aplicada no produto:

- Maior manutenção e cuidados com o produto = Menor qualidade e preço das esteiras. Esta regra não vale para algumas marcas que vendem caro esteiras como motor fraco, ou seja vendem a marca e não o produto. 

- Menor manutenção e cuidados com o produto = Maior a qualidade e preço das esteiras.

O fornecedor deve se adequar as necessidades dos clientes, ou seja, onde há resistência a manutenção deve oferecer produtos que suportem este tipo de mau trato.

A maior segurança ao mau trato é a alta amperagem do motor, quando há falhas de limpeza & lubrificação a amperagem aumenta que pode ocasionar a queima da placa e do motor, uma esteira com um motor de alta amperagem suporta melhor as falhas até chegar (finalmente) o momento da limpeza & lubrificação.

A alta potencia real do motor também é um item de segurança, é importante salientar a diferença entre HP de pico e HP real, busque e questione para saber qual o HP real, porque o HP de pico não mostra a real potencia do motor. 

O HP real que deve buscar é 3HP de corrente continua com mais de 13 amperes, abaixo deste valor é bom prepara-se para fazer manutenção. 

Casos Especiais

Se há no condomínio pessoas com peso acima de 120 quilos, atletas que querem correr mais de 16 km/h ou moradores que exigem conforto nas esteiras como mais programas ou lona mais larga, deve-se comprar o produto adequado para estes casos, ignorar os casos especiais pode resultar em muita dor de cabeça para o síndico.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como lubrificar as esteiras elétricas ?



Lubrificação das Esteiras


Muitos dos problemas que apresentam nas esteiras poderiam ser solucionados com a lubrificação.

Os problemas de usar as esteiras sem lubrificação são:
- Queimar Placas e Motores : quando a esteira esta sem lubrificação a amperagem aumenta, esta alta amperagem pode queimar placas e motores.
- Diminuir a vida útil das peças de desgaste: lona e deck são constantemente trocados quando não há lubrificação.


Tanto a lubrificação quanto a limpeza são importantes, se só lubrificar sem limpar vai acabar formando uma pasta embaixo da lona que pode a princípio dar lubrificação além que o necessário, o que também é ruim, mas no futuro irá fazer o trabalho inverso de “segurar” a lona.

Sugerimos a lubrificação a cada 10 horas de uso e a limpeza embaixo da lona a cada 60 horas de uso, uma conta mais simples seria, se for em uma residência, lubrifique a cada 3 dias e limpe a cada 30 dias, se for em condomínio ou academia, lubrifique a cada dois dias ou todos os dias, e faça a limpeza no mínimo a cada 15 dias, a periodicidade da manutenção depende do uso.

Algumas esteiras têm motor e placa com amperagem super dimensionada, o que ajuda na falta de manutenção adequada, a rotatividade de funcionários e o desleixo com a manutenção podem ser compensados em parte por um motor mais potente, entretanto se o quadro não mudar mesmo a esteira com motor mais potente vai acabar parando.  

Com lubrificação e limpeza adequada, muitas esteiras que  “não suportam o uso corporativo” poderiam ser fornecidas para uso corporativo.

Algumas propagandas de esteiras afirmam que dispensam lubrificação, na verdade, há lubrificação mas ela pode estar no deck em forma de cera ou pode ter a lubrificação automática que é um motorzinho que injeta silicone líquido embaixo da lona. 

Vamos analisar estas opções, a cera lubrificante dura normalmente um ano, em algumas esteiras o usuário pode virar o deck, do outro lado do deck tem mais cera, assim consegue usar a esteira mais um ano se lubrificar mas, depois de 2 anos, o usuário vai ter que comprar o deck com a cera, a cera é importada e o custo é alto, a lubrificação automática é boa mas o motorzinho que injeta o silicone pode injetar demais ou menos, nós tivemos um caso onde o silicone foi despejado a noite toda e danificou o piso.

Agora veja as vantagens do equipamento com lubrificação manual:
- o custo do silicone spray ou líquido é baixo
- o preço do equipamento é menor.
- o contato com o equipamento ajuda a verificar e prevenir pequenos defeitos que aumentam muito a vida útil do equipamento.

Por estas razões acreditamos que a esteira com lubrificação manual têm melhor custo/benefício do que as outras.

Cuide bem da limpeza e da lubrificação e tenha uma esteira pelo resto da vida, veja no nosso manual com fazer isto.